VITAMINA D: SUPLEMENTO?

Nutrição

VITAMINA D: SUPLEMENTO?

E a toma de suplementos, será aconselhada nesta altura? Esta é uma fase em que muitas pessoas estão mais alerta para reforço do sistema imunitário, carências, etc.

Contudo, é um trabalho que deveria ter sido feito ao longo do tempo. É verdade que a ausência de sol e o tempo em casa entre quatro paredes pode obviamente condicionar a absorção desta vitamina, que é feita cerca de 80% a 90% através da exposição ao sol.

Mas é também verdade que devemos pensar sempre em nutrientes de forma sinérgica.

Não nos devemos esquecer que para a sua síntese, transporte e conversão outros nutrientes assumem um papel importante como o magnésio, ferro e vitamina B2.

Para pessoas com défices de Vitamina D identificados anteriormente, devem manter a toma regular da sua suplementação.

Para os demais, a suplementação deve acontecer com um diagnóstico identificado de carência e com aconselhamento de um profissional, uma vez que temos tendência a querer sempre os suplementos mais baratos, mas arriscamo-nos a um dos maiores problemas: não obter exatamente o que vem descrito na embalagem.

Um dos problemas caso seja necessária suplementação, é a não validação da qualidade do produto, da oriegem da matéria-prima. Cabe-nos enquanto consumidores e profissionais de saúde, exigir análises periódicas e avaliar a qualidade do suplemento. Daí ser de extrema importância aconselhar-se com um profissional de saúde antes de tomar alguma de tomar alguma decisão.

Só faz sentido suplementar se existir uma carência diagnosticada.


Dra. Daniela Duarte

Nutricionista

Nutricionista 1955N | Nutricoach | Autora de @agitakalorias | Especializada em Nutrição e Desporto | Pós graduada em Nutrição e Oncologia

Dra. Daniela Duarte