OLHA QUE SÃO MITOS...
A VIDA MEXE

No entanto, por vezes, os mitos confundem-se com a verdade. E, como em tudo na vida, é preciso distinguir o certo do errado.
Quanto mais trasnspiro mais queimo.
É realmente um mito pensar assim. O nosso corpo é como uma máquina que quando aquece em demasia, ativa um mecanismo interno de arrefecimento. Nesse caso, esse mecanismo acontece através da evaporação do suor da superfície da pele, o que tem um efeito refrescante, sendo esta a forma de regular a nossa temperatura corporal. Em resumo, quanto mais transpiramos, mais água perdemos, mais desidratados ficamos e, por isso, há que beber água para repor o equilíbrio do corpo. Já sabe também que a roupa leve e arejada garante uma melhor performance do teu treino.
No Pain, No Gain
É outro mito. Trata-se apenas de uma afirmação motivacional que se tornou famosa nos treinos de desportos de alta competição. No entanto, não passa disso mesmo. A dor é associada a esforços máximos que, na maioria dos casos, podem provocar lesões irreversíveis. Treina com qualidade e não em quantidade. Treina de uma forma inteligente, segura e saudável. Só assim obterás os melhores resultados.
Para aumentar a massa muscular, é necessário fazer suplementação
Mito! Precisamos é de determinados alimentos/nutrientes que contribuem para uma boa recuperação e para a manutenção da massa muscular.
As palavras de ordem são: treina bem, alimenta-te bem e descansa bem!
Se, ainda assim, considerares que precisas de algum tipo de suplementação, procura a orientação de um médico ou de um nutricionista especializado na área da atividade física.
Treinar musculação não ajuda a emagrecer
É mais um mito. Isto porque quanto mais fortalecidos estão os músculos, mais acelerado fica o metabolismo. Emagrecer de uma forma saudável não é, necessariamente, apenas perder peso. É transformar massa gorda em massa magra – e esse é o grande benefício da musculação –, o que torna o teu corpo funcional, forte e... atraente!
Treinar em jejum emagrece
Existem controvérsias em torno deste assunto. É verdade que a gordura é disponibilizada como fonte de energia quando estamos em jejum. No entanto, este é um processo que é limitado de acordo com a duração e a intensidade do treino, pois, a partir de determinado período de treino, o organismo começa a usar a massa muscular como fonte de energia, sendo esta situação contraproducente para o organismo.
Pessoalmente, não me parece que o risco compense o eventual benefício.
Quanto mais tempo passo a treinar, melhor
Mito! É cada vez mais uma certeza que os treinos curtos e intensos são os que trazem melhores benefícios e resultados. Treinar muitas horas ou fazer aulas seguidas não implica resultados na mesma proporção. Antes pelo contrário. Quando o nosso corpo excede o tempo de treino, começa a produzir uma hormona chamada cortisol (hormona catabólica) que destrói os músculos, em vez de os estimular.
Nuno Neves
Personal Trainer
Profissional certificado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em Treino de Força e Resistência Física e em Treino de Alta Intensidade (HIIT), e Especialista em Treino Personalizado. Há 24 anos dedico à área do Fitness, desde o Personal Training até às aulas em grupo, passando pela área comercial. Formado em Gestão de Ginásios e Health Clubs.
